Social Icons

Anorexia - Conheça as causas e consequências

A Anorexia é um transtorno alimentar que pode levar a morte se não for interrompido a tempo. Este transtorno ocorre quando o desejo de deixar o corpo mais magro perde o controle e mesmo já muito magra a pessoa continua a se sentir gorda e a fazer de tudo para reduzir cada vez mais o seu peso.


Não existe uma causa única que leva a este problema. Geralmente o que ocorre é uma combinação de fatores psicológicos, culturais, familiares e biológicos. A valorização da magreza na mídia e por grande parte da sociedade pode ser um dos fatores que levam a este transtorno.
A anorexia é mais comum em adolescentes do sexo feminino com idades entre 12 e 20 anos, mas pode se manifestar em qualquer idade. Costuma começar com uma dieta comum, progredindo para dietas mais rigorosas e até o jejum. Exercícios físicos exagerados também é muito comum nestes casos.

Para prevenir estes casos é essencial reduzir a pressão por corpos perfeitos e ensinar as crianças a se preocuparem com a saúde em primeiro lugar. Os pais precisam ficar atentos a qualquer sinal da doença e se o problema persistir devem procurar a ajuda de um especialista imediatamente.

A própria pessoa anoréxica não possui condições de se tratar sozinha. Ela não sabe que está errada e costuma ser bem difícil convencê-la de que ela já está magra e de aquilo que ela está fazendo é prejudicial para a sua saúde.

O tratamento costuma ser feito com antidepressivos, terapias e acompanhamento psicológico. A pessoa tratada ainda deve ser acompanhada por algum tempo para evitar recaídas. Este é um problema sério que requer atenção, sendo  essencial a divulgação de informações a respeito dos riscos de dietas e regimes muito rigorosos.
 
Blogger Templates