Páginas

10 dicas de como falar bem em público

Saber expor suas idéias para outras  pessoas é uma habilidade essencial para aqueles que querem se desenvolver na vida pessoal e profissional. Dominar as técnicas para falar bem em público não é uma tarefa fácil e mesmo profissionais altamente competentes podem falhar ao praticar esta atividade.

Para algumas pessoas, o ato de falar em público é algo altamente desagradável e constrangedor. Estas pessoas muitas vezes entram em pânico ao ficar em frente a uma platéia e podem chegar a sentir náuseas, calafrios, queda de pressão e tremedeira. Além destes casos mais graves, ainda existem aqueles nos quais "dá um branco" e a pessoa simplesmente não se lembra do que ia falar e acaba não se expressando como deveria.

Para ajudar as pessoas que querem melhorar a habilidade de falar em público, selecionamos dez dicas que podem fazer toda diferença.
  1. Conheça bem o assunto: Saber bem aquilo que pretende passar para os outros é fundamental para qualquer um que precise falar em público. Estude bastante para relembrar o tema e os tópicos da exposição.
  2. Esteja preparado: Elabore uma apresentação clara e organizada. Além disto, é importante que você treine antes com o espelho ou com a ajuda de pessoas próximas.
  3. Procure agir com naturalidade: Seja espontâneo para garantir credibilidade. A utilização de frases prontas pode fazer o público duvidar de sua capacidade.
  4. Não confie na memória: Anote algumas palavras-chave que possam ajudar na hora que der aquele branco.
  5. Aproveite a tecnologia: Utilizar recursos como o  power point e a exposição de vídeos enriquece a apresentação e torna tudo mais interessante.
  6. Ria de si mesmo: Seja simpática e bem humorada.  Divirta-se com suas gafes e agradeça a participação de seus ouvintes.
  7. Use uma frase de efeito: Abra a sua exposição com uma frase que resuma o assunto e conquiste seu público. O mais importante deve ser falado logo no início.
  8. Conheça seu público:  Descubra o perfil de seu público e utilize uma linguagem adequada. Procure saber o que a sua platéia espera de você. Fique atento à sua reação e deixe as pessoas interagirem.
  9. Treine respostas: Esteja preparado para responder as perguntas que seu público possa vir a fazer.
  10. Prenda a atenção de sua platéia: Dificilmente o público consegue se concentrar em algo por mais de cinco minutos. Por este motivo, após este tempo é importante que você mude algo em sua apresentação: pode ser o slide, a sua posição ou o tom da sua voz.

Related Posts with Thumbnails

1 comentários:

Werversom Coutinho disse...

O artigo está corretíssimo ao mencionar a importância de se conhecer o assunto. Excelente matéria!
http://apresentacaodeimpacto.com/

Postar um comentário

O comentário só será publicado se fizer referência ao post.
Mensagens agressivas ou contendo palavras de baixo nível também não serão publicadas.